O roteiro das cachoeiras do vale inclui (distâncias e tempos aproximados a pé):

Cachoeira das Fadas (200 mts/10 minutos do Casarão ou 3km/ 40 minutos do Patrimônio): trata-se de um atrativo clássico do vale, de delicada beleza, com uma piscina natural, uma queda d´água de 5 m e locais de mergulho;

Cachoeira do Fundo (4 km/1,5 h do Casarão ou 1,5 km/ 40 minutos do Patrimônio): é a Cabeceira Sagrada do vale, aquela que era venerada pelos antigos habitantes indígenas da região. Com aproximadamente 120 m de altura, derrama-se em várias quedas e oferece uma visão magnífica e imponente de águas brancas e abundantes;

Cachoeira do Meio (3 km/40 minutos do Casarão ou 1 km/ 20 minutos do Patrimônio): Uma graciosa queda d´água dentro da mata, a beira da trilha que leva à Cachoeira do Fundo. Um recanto aprazível e singelo;

Cachoeira dos Macacos (4 km/ 1h do Casarão ou 6,5 km/ 1,5 h do Patrimônio): um conjunto de quedas volumosas e lajes de pedra dentro do Ribeirão da Água Preta oferecem vários pontos de banho. Localizada na Capitinga, a ladeira que sobe para o Matutu, a 300 m da estrada.

O roteiro dos picos e mirantes inclui, (distâncias e tempos aproximados a pé):

Pico da Cabeça do Leão (1 h do Casarão ou 1,5 h do Patrimônio);

Pico do Papagaio (4 h do Casarão ou 4,5 h do Patrimônio);

As iniciativas do vale que podem ser vistadas são:

O Casarão, além do Centro de Informação e estacionamento, abriga em seu espaço algumas iniciativas locais. Ali funciona o Café da Roça, iniciativa das mulheres locais que oferece quitandas mineiras assadas no forno à lenha e sucos. Ao lado do Casarão está a Loja do Paiol, com mostra do artesanato produzido no vale. Atravessando o antigo curral, está a Coopera do Matutu, um entreposto de produtos naturais e quitutes, também, em sua maioria, de produção local.

O SPA Aroma do Vale é uma espaço de bem estar e bom gosto. Oferece sauna seca, banhos aromáticos, escalda-pés e massagens de diversas modalidades (www.aromadovale.com.br).

O Bistrô Fios da Terra, com cardápio requintado, várias opções vegetarianas e toques incríveis. Uma das donas já viajou por várias partes do mundo aprendendo receitas e práticas culinárias.

O Restaurante da Tia Iraci é especializado em comida mineira, servindo no fogão a lenha pratos típicos da roça. Funciona em uma vila nativa do vale.

A Loja Portal da Serra é cheia de produtos exóticos e novidades e está localizada em um belo bosque de araucárias próximo da Cachoeira das Fadas.

Já quase chegando na Cachoeira do Fundo, está o projeto Arvorismo Matutu, com percurso cheio de vistas do vale, sobre as copas da floresta. Duas boas tirolesas dão o tom final à experiência.

Na Aldeia da Reserva, o atelier do escultor Sidney Raeder e o herbário Jardim dos Aromas, da herbalista e terapeuta Ruth Misaki, oferecem uma opção de conhecer mais a fundo o trabalho desenvolvido na comunidade.

As cavalgadas com Zé Rafael levam a alguns pontos interessantes do vale, para quem prefere curtir visuais sem se esforçar muito.

O Candeeiro do Vale é um bar tradicional no vale, que foi repaginado com muito bom gosto e descontração para se tornar ponto de encontro de moradores e visitantes.

Oca soma

Horta terra preta