Rede Patrimônio do Matutu
Espaço dedicado à apresentação dos co-criadores, amigos, professores, facilitadores e colaboradores que fazem parte da rede de parceiros que realizam aqui atividades em ressonância com nosso santuário natural. Saiba mais em Cursos, Retiros e Eventos e Aconteceu
-
Ita Gabert
Especializada em novas técnicas sociais para comunidades e grupos. É alemã, morou 8 anos no Brasil e reside desde 2002 na Ecovila Seiben Linden (Alemanha).
-
Jocete Fontes
Jocete Barroco Fontes é médica, trabalha há 35 anos com homeopatia, fitoterapia e praticas naturistas (dietoterapia, geotermia, hidroterapia). Tem formação em Constelação Familiar Sistêmica e Experiência Somática do Peter Levine, estudiosa de Alquimia principalmente da abordagem Junguiana (Alquimia da Alma) além de praticante de Meditação e retiros de autoconhecimento. Dirige a Escola Rubi de Curadores.
Contato: clinicahomeopatia@gmail.com, escolarubi.wordpress.com/
-
John Croft
É co-fundador da Gaia Foundation, Austrália, uma organização iniciada em 1987 e guiada pelos seus três princípios: trabalhar nas áreas de crescimento pessoal, construção de comunidade e serviço para a Terra e que já realizou mais de 500 projetos de sucesso na Austrália Ocidental. Ensina em vários lugares no mundo sobre “Desenvolvimento Comunitário e Educação Empoderada”, Captação de Recursos Empoderada, Ecologia Profunda, Mudança Climática, Cidade de Transição e “Dragon Dreaming”. Desde 1986 trabalha como desenvolvedor e gerente de Projetos em matéria de Sustentabilidade e Construção de Comunidade. Membro emérito da Terra Soluções de Estar, um Eco Village Cooperativa de consultoria de design sustentável, trabalha com Max Lindegger, que foi co-fundador da GEN – Global Ecovillage Network, e Co-Designer de Crystal Waters. John desenvolveu o método “Dragon Dreaming”, “para realizar projetos extraordinariamente bem sucedidos, que tornam sonhos em realidade”.
-
Luiz Henrique Sant’ana
Aconselhador Biográfico, Educador e Terapeuta Floral.
É docente da Escola Livre de Estudos Biográficos de Minas Gerais.
É co fundador e um dos diretores da Escola Flor de Ipê de pedagogia Waldorf
-
Marcos Ortiz
Historiador e Doutor em Sociologia e Pedagogia de Adultos, Professor certificado de Atenção Plena pela MTI-Mindfulness Training International e convidado pela ESCAS/IPE. Consultor e liderança em fomento de projetos de desenvolvimento socioambiental e gestão compartilhada. Consultor e Coach para desenvolvimento associativo e humano de equipes. Facilitador e mediador para gestão de stakeholders e de conflitos socioambientais. Orientador na área de estudos e métodos aplicados à facilitação de equipes e mediação.
-
Mário Reinert
Mario Reinert é arquiteto formado pela FAU-USP e trabalhou na área de crição no mercado publicitário por quase 10 anos.
Paralelamente praticou atividades físicas, especialmente artes marcias, entre elas, MuayThay, Judo, JiuJitsu e o Aikido na qual chegou a faixa preta. Seu primeiro contato com o Yoga foi buscando a cura para uma tendinite por uso do computador (LER), encontrou a cura com a prática. Desde então dedica-se ao estudo do Yoga e fez seguidas viagens para estudar na Índia, onde praticou o método AshtangaVinyasa em seu local de origem(a cidade de Mysore no sul da Índia), a meditação Vipassana, além de estudos de Sânscrito e Filosofia Indiana. Hoje junto à sua esposa Renata, dirige o NamaskaraEstudio de Yoga em São Paulo.
-
Nair Ribas
Terapeuta Floral Transpessoal e Aconselhadora Biografica. Trabalha desde 1989 com atendimento clinico individual utilizando Florais de Bach e outros; e atuando desde 1998 como facilitadora de Grupos para o despertar da consciência. Em ambos casos utilizando recursos, além dos florais: Contos de Fadas, Mitologia, Mandalas, Sonhos, Modelagem e outras Técnicas de Psicologia Transpessoal e Antroposofia. Autora do livro O Eu Integrado- Uma biografia Humana
-
Renata Ventura
Renata iniciou no yoga em 1999, logo apaixonou-se pela filosofia do Yoga e reconheceu que este seria seu caminho de auto-conhecimento.Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP , cursou Ciências Sociais na USP -SP e fez extensão universitária em Management and Leadership Skills na UCSD – CA. Morando na California teve a oportunidade de mergulhar no yoga e após praticar diversar tecnicas, já de volta ao Brasil, fez o curso de formação em Iyengar Yoga de Kalidas Nuyken e hoje é professora certificada nivel junior III pelo Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute (RIMYI) em Pune, India.
Teve a oportunidade de praticar com diversos professores seniores, com os quais buscou aprofundar seu olhar para trabalhar com diferentes corpos e mentes. Anualmente recicla seus estudos com o Prof. Faeq Biria, Corine Biria, Jordi e Maria Lorrio.
Formou-se Terapeuta Ayurvédica pelo Naradeva Shala Instituto de Cultura Hindu, participou da 1a Conferência de Yoga e Ayurveda do Parmath Niketan, Rishikesh, India e concluiu o curso Avançado de Ayurveda em cuidados para a saúde da Mulher com Dr. Robert Svoboda e Dra. Claudia Welch. Com o Yoga e o Ayurveda procura combinar a percepção do biotipo de cada aluno com as suas necessidades reais na pratica.
Em seu caminho espiritual, encontrou no Bhakti Yoga aos pés de Srila Govinda Maharaj, muitas respostas aos seus questionamentos, observando humildade, tolerância e respeito a todos os seres.
Em suas viagens a India, teve a oportunidade de vivênciar a rotina de ashrams, pujas e praticar com a família Iyengar e outros professores experiêntes de grande inspiração como Abhay e Usha Devi.
Renata acredita na integração das ciências irmãs, Yoga e Ayurveda, como dois sistemas complementares de desenvolvimento humano. O poder de cura do Ayurveda e o poder espiritual do yoga, despertam um ser mais consciente de maneira física, mental e emocional .
Seu mais recente projeto é integrar a sabedoria ancestral do Feminino e as diversas fases da mulher através de uma prática consciente de yoga para mulheres.
Atualmente, coordena e ministra aulas no Namaskara estudio de Yoga ao lado de seu marido Mário Reinert.
Contato: www.namaskara.com.br
-
Sthan Xaniã
Homem de Medicina, lidera cerimônias de tenda do suor, busca da visão, plantas sagradas, danças de cura e canções de poder. É um pesquisador atuante das tradições nativas brasileiras e norte-americanas. Aprendeu com os navajos várias técnicas de cura (ancestralidade, dores no corpo, depressão, perda de energia vital, ativação de fitas do DNA, resgate do feminino e auto-estima, magia e poder pessoal, massagem e oráculo nativo). Formado em várias terapias complementares (florais, fitoterapia, aromaterapia, cr istaloterapia e bioginástica, cuidador védico), desde os anos de 1980 vem desenvolvendo trabalhos de cura aplicando técnicas próprias de respiração, renascimento, dança, canto, chocalho e tambor.
Viaja por várias partes do Brasil, Europa e EUA conduzindo workshops para diferentes grupos. Vem implantando uma abordagem dinâmica em treinamento terapêutico para lideres de vários segmentos. Tem um trabalho que se destaca por unir de maneira simples os ensinamentos dos índios do norte e do sul, adaptando-os à nossa realidade e às nossas necessidades diárias. É considerado hoje um visionário dentro da sua área xamânica, holística e tem como meta curar e resgatar a plenitude e bem estar do corpo, coração, mente e espírito.
Contato: www.aosfilhosdaterra.com
-
Suely Carvalho
Recebeu o título de facilitadora de Biodanza pouco tempo depois que esse Sistema chegou no Brasil através de seu criador, Rolando Toro. Como facilitadora didata e apaixonada por essa metodologia, tem ao longo dessas décadas ajudado pessoas a contactarem com a alegria interior, com o poder de amar possibilitando uma conexão mais essencial com a vida, estabelecendo harmoniosos vínculos intra espécie.
-
Cristiana Menezes
Cristiana Menezes é bailarina, educadora musical e professora de dança. Introduziu a Dança Circular Sagrada no Patrimonio do Matutu em 2015 e, desde então, tem conduzido diversos eventos de celebração das estações que unem dança circular, musica, contemplação e integração com a Natureza . Por sua sugestão foi criado um espaço de dança ao lado do lago que foi inaugurado com uma linda roda de dança, ao redor de uma fogueira, em março de 2016.
-
Cláudia Quadros
teste texto