Reserva Matutu
A Reserva Matutu é uma área definida de 3000 hectares que protege as formações de campos de altitude, nascentes da Serra do Papagaio e biodiversidade. É mantida pela Fundação Matutu, organização criada pela comunidade intencional que habita dentro da Reserva, desenvolvendo diversas atividades. A iniciativa busca ser uma experiência de convívio harmonioso entre homem e natureza.
Com mirantes fantásticos e cachoeiras cristalinas, a Reserva tem um serviço de cavalgadas e guias de caminhadas para visitar a área, com toda segurança. Também pode ser percorrida com bike. Uma experiência memorável que pode levar a alguns pontos muito especiais do Matutu.
Os roteiros da Reserva Matutu (distâncias e tempos a cavalo):
– Planalto da Macieira (1900 mts de altitude/aproximadamente 2 h do Patrimônio)
– Mirante do Estreito (1800 mts de altitude/aproximadamente 2,5 h do Patrimônio)
– Alto do Canjica (1900 mts de altitude/aprox. 3h do Patrimônio)
-Pinheiral/nascente do Ribeirão da Água Preta (1900 mts de altitude/ 2 h do Patrimônio)
A ocupação da Reserva define zonas específicas de preservação, manejo silvopastoris, produção agrícola e aldeia de moradores. Em sua biodiversidade, a Reserva abriga os campos de altitude, ou rupestres, formações raras que ocorrem a mais de 1700 mts de altitude, bosques de candeias e araucárias, florestas cobertas de musgos, com suas coleções de bromélias, orquídeas, inumeráveis nascentes e riachos cristalinos. Aqui vivem mamíferos como macacos, raposas, porcos do mato, lobos, jaguatiricas e susssuaranas e uma avifauna exuberante com papagaios, gaviões de vários tipos, garças mouras, siriemas, jacus, beija-flores, tucanos e a migratória águia chilena.
A beleza cênica da Reserva Matutu pode ser admirada em seus magníficos mirantes e trilhas de altitude, transformando um simples passeio ou cavalgada em uma aventura memorável.
Outro roteiro especial dentro da Reserva é visitar as pedras do projeto de Acupuntura da Terra, um trabalho desenvolvido pelo artista esloveno Marko Pogacnik com objetivo de conectar, através dos meridianos energéticos do planeta, a força e as qualidades virtuosas das águas do Matutu com as fontes minerais do Circuito das Águas. São três lito agulhas, esculpidas com cosmogramas, localizadas na entrada da Reserva, atrás do Casarão, na frente do templo da comunidade e no planalto da Macieira.