Patrimônio do Matutu

 

 

Passeios e Atrativos Naturais

 O VALE DO MATUTU

  Encantadores como um conto de fadas, os inúmeros atrativos naturais do vale são de uma beleza mágica. As montanhas que  rodeiam o vale atingem altitudes que vão de 1200 mts a 2350 mts e são coroadas pelos  campos rupestres, formação rara e delicada, que abriga uma vegetação rasteira de savana e mirantes deslumbrantes.

A ocupação tradicional camponesa do lugar começou a receber, a partir dos anos 80, a chegada de novos moradores vindos de centros urbanos e que ali fixaram residência e trouxeram novas habilidades, influenciando uma  cultura local que, hoje, além de cultivar a terra, cria arte e desenvolve atividades ambientais, terapêuticas e educacionais.

Conhecer o vale quase sempre nos leva a uma surpreendente descoberta: o Matutu existe!
 

 

 

Casarão do Matutu

       O Casarão do Matutu, secular sede da fazenda antiga e patrimônio histórico do vale, está na entrada do Matutu. Fruto do esforço coletivo dos moradores tradicionais e dos novos moradores que aqui chegaram, tornou-se há 15 anos atrás a sede da Associação de Moradores e Amigos do Matutu, a AMA Matutu, além de ser   um centro de informações ao visitante com serviço de guias.

  

 

Ali  também funciona uma iniciativa das mulheres locais, o Café da Roça, que oferece quitandas mineiras assadas no forno à lenha.Ao lado está a Loja do Paiol, com mostra do artesanato produzido no vale. Atravessando o antigo curral, hoje um belo gramado, está a Coopera do Matutu, um entreposto com quitutes e produtos naturais, também, em sua maioria, de produção local.

 

 

                                        

 

 

 

 

Loja do Paiol

 

 

__________________________ ______________________________________________________________________________
O roteiro das cachoeiras do vale inclui, entre outras (distâncias e tempos aproximados):

- Cachoeira das Fadas (200 mts/10 minutos do Casarão ou 3km/40 minutos do Patrimônio): trata-se de um atrativo classico do vale, de delicada beleza, com uma  piscina natural, uma queda de 5 m e pontos de mergulho

- Cachoeira do Fundo (4 km/1,5 h do Casarão ou 1,5 km/ 40 minutos do Patrimônio ): é a cabeceira sagrada do vale, aquela que era venerada pelos antigos habitantes indígenas da região. Com aproximadamente 120 m de altura, derrama-se em várias quedas e oferece uma visão magnífica e imponente de águas brancas e abundantes.

- Cachoeira do Meio ( 3 km/40 minutos do Casarão ou 1 km/ 20 minutos do Patrimônio): Uma graciosa queda d´água dentro da mata, a beira da trilha que leva a Cachoeira do Fundo. Um recanto aprazível e singelo.

- Cachoeira dos Macacos (4 km/ 1h do Casarão ou  6,5 km/ 1,5 h do Patrimônio): um conjunto de quedas volumosas e lages de pedra dentro do Ribeirão da Água Preta oferecem vários pontos de banho. Localizada na Capitinga, a ladeira que sobe para o Matutu, a 300 m da estrada.


  Cachoeira das Fadas

___________________________________________________________________________
O roteiro dos picos e mirantes
inclui, entre outros (distâncias e tempos aproximados):
- Pico da Cabeça do Leão (1 h do Casarão ou 1,5 h do Patrimônio)
- Pico do Papagaio ( 4 h do Casarão ou 4,5 h do Patrimônio)

   Pico da Cabeça do Leão

 __________________________________________________________________________________

A RESERVA NATURAL MATUTU

 

A Reserva Matutu é uma área definida de 3000 hectares dentro do vale, que abriga  roteiros de altitude e cachoeiras e é protegida pela Fundação Matutu. A forma mais indicada de subir seus caminhos  é em cavalgadas com toda segurança e guias especializados da agência Portal Matutu. Mas também pode ser percorrida em caminhadas ou bike.  É uma experiência memorável que pode levar a alguns pontos muito especiais do Matutu.

Os roteiros da Reserva Matutu (distâncias e tempos a cavalo) :

- Planalto da Macieira (1900 mts de altitude/aproximadamente 2 h  do Patrimônio) 

- Mirante do Estreito(1800 mts de altitude/aproximadamente 2,5 h  do Patrimônio)

- Alto do Canjica (1900 mts de altitude/aprox. 3h do Patrimônio)                        

-Pinheiral/nascente do Ribeirão da Água Preta (1900 mts de altitude/ 2 h do Patrimônio)           

- Cachoeira Flor das Águas (1600 mts de altitude/ 1,5 h do Patrimônio)


Para mais informações www.portalmatutu.com.br

    Mirante do Estreito  

 

Outro roteiro especial dentro da Reserva é  visitar as pedras do projeto de Acupuntura da Terra, um trabalho desenvolvido pelo artista esloveno Marko Pogacnik com objetivo de conectar, através dos meridianos energéticos do planeta, a força e as qualidades virtuosas das águas do Matutu com as fontes minerais do Circuito das Águas. São três lito agulhas, esculpidas com cosmogramas, localizadas na entrada da Reserva, atrás do Casarão, na frente do templo da comunidade e no planalto da Macieira.

 

       

Agulha de Pedra instalada na Macieira, com o cosmograma da Comunhão do Todo

 

Na Aldeia da Reserva Matutu, o casal Ruth Misaki e Sidney Raeder, juntamente com Guilherme Mendonça desenvolvem seus trabalhos na Oficina de Artes. Ruth cultiva um herbário no local e manipula extratos e compostos, além de secar primorosamente chás e flores utilizadas em trabalhos de oshibana-e. Sidney é escultor de raro habilidade, produzindo peças inspiradas na cultura budista e indiana.  Gui Mendonça, expõe sua arte vibrante de transparências e cores em vitrais artesanais, com vários trabalhos instalados no Matutu, no Brasil e na Índia.

     Escultura de Sidney Raeder

 

Ao lado da Cachoeira das Fadas, o Restaurante Portal da Serra oferece um ambiente encantador, com seus jardins cercados de araucárias onde é possível degustar refeições saborosas ao ar livre em lindas mesas de pedra ou no amplo salão interno. Entre os pratos principais truta, salmão e tilápia grelhadas, acompanhados de farofa de pinhão, tofu na chapa, além de massas.

Ao lado também funciona uma loja eclética de artigos indianos, confecção e conveniência.

 

_____________________________________________________________________________________

Frequentar o SPA Aroma do Vale é uma ótima opção  de bem estar e bom gosto. Lá é possível fazer sauna seca, ofurô, banhos aromáticos de banheira, escalda-pés, massagens de diversas modalidades e tratamentos estéticos .
Para mais informações www.aromadovale.com.br


             

Jardim interno e sala de ofurô do Aroma do Vale

 

____________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

Dicas:


Na vinda para o Matutu, não deixe de saborear uma excelente truta defumada, preparada com arte no charmoso Restô Kiko e Kika, com vista para o Rio Aiuruoca, a 2 km da saída de Aiuruoca para o Matutu, já na estrada de terra. São mais de 30 opções de combinações de trutas com pasta de amora, curry, castanhas, molhos indianos, chutneis, etc. Tudo acompanhado com batata rösti e vegetais do quintal. O Kiko, um franco irlandes, defuma a truta com a tradição familiar de três gerações. A Kika, afro-portuguesa, prepara.

______________________________________________________________________________________
Na saída do Matutu, vindo do Matutu, guarde uma reserva para compras em duas lojas  incríveis.
A primeira de quem entra em Aiuruoca é o show room da Estrela D’água, que produz o clássico prisma, de design criado no Matutu, esculturas orientais e uma linha de resinas decorativas. O acervo da loja é fruto da pesquisa incansável, de anos, do casal Sarto e Andréa e o resultado é surpreendente. A sensação é de se estar em uma galeria de arte new age e multiétnica.

______________________________________________________________________________________
A segunda loja de quem entra em Aiuruoca vindo do Matutu é o elegante Armazém Macieira. Ali é produzida a linha aromaterápica Essencialis, desenvolvida por Magali Pedemonte. Juntamente existe uma mostra de artesanato mineiro contemporâneo, com coletânea de produtos de artesãos de todo sul de Minas, além de uma linha de qualidade de produto naturais.

______________________________________________________________________________________
  Descubra Aiuruoca. Visite o Museu Dr. Julinho, informe-se na Casa da Cultura, ambos na praça principal da cidade. Suba até uma das mais belas cachoeiras de região, a cachoeira dos Garcias e caminhe de lá até o Retiro dos Pedros, curral de pedras construído  a 2000 mts de altitude e patrimônio histórico da cidade. Sem dúvida um lugar muito interessante de conhecer.

 

LINKS ASSOCIADOS:

www.portalmatutu.com.br

  www.estreladagua.com

   www.portaldaserramatutu.com.br

    www.aromadovale.com.br

       www.serradopapagaio.org.br/matutu




 

                           

| CONTATO | O LUGAR | COMO CHEGAR | RESERVAS | CASA DE HÓSPEDES | PROGRAMAÇÃO | TATTVAS |
| LIVRO DE HÓSPEDES | NEWSLETTER | ECOLOJA |
Todos os direitos reservados - Pousada Patrimônio do Matutu - Responsabilidade legal: Patrimônio do Matutu Ltda.
© Janeiro/2010 - CRÉDITOS - WEBMASTER