Verena de Magalhães Erismann Reid

Nasceu e cresceu na cidade de São Paulo. Ainda jovem, começou a praticar yoga e meditação. Estudou filosofia e prática de yoga no Instituto Narayana, foi aluna de Maha Krishna Swamy e participou de cursos de movimento meditativo na Casa Sri Aurobindo.

Com seu primeiro marido, um antropólogo anglo-brasileiro, viveu na Amazônia, onde conheceu as tradições indígenas dos xamãs. Aos 29 anos, mudou-se para a Inglaterra. Formou-se professora de jardim de infância de pedagogia Wardorf e trabalhou, também, como tradutora (inglês-português) para organizações não governamentais atuantes junto a grupos indígenas e ao movimento ambiental. Criou seus dois filhos no País de Gales, onde frequentou o centro de meditação zen The Orchard, estudando meditação mindfulness e healing shiatsu com Sonia Moriceau e Tai Chi com Ad Brugman.

Em 1998, conheceu Namgyal Rimpoche e as principais tradições budistas. Tornou-se membro fundador do recém-estabelecido centro de prática e meditação Maitreya House. Recebeu ensinamentos de S.S. Dalai Lama, Sogyal Rinpoche, S.S. Sakya Trizin, Namkhai Norbu Rinpoche and Tarchin Hearn.

Em 2006, encontrou o Lama Jangchub e decidiu dedicar-se ao ensino e à prática de meditação e de Dharma. Viveram no Sul da França antes de se mudarem para o Brasil, em 2011. Traduziu e publicou o livro “Respirando, o modo natural de meditar” de Tarchin Hearn (Novayana Books). Verena é cofundadora da Mindfulness Trainings International (MTi) e membro fundador da Rede Brasileira de Mindfulness (AbraMind). É esposa e tradutora do Lama Jangchub.